Dicas de etiqueta para visitas ao recém-nascido

Aqui vão algumas dicas sobre visitar bebes recém-nascidos, tanto na maternidade, quanto em casa:

– A primeira delas é sempre avisar os pais do bebê antes de fazer a visita. É sempre bom perguntar se eles querem receber gente, qual melhor horário e se preferem na maternidade ou em casa. Isso vai de cada um, tem gente que prefere na maternidade, pois pode contar com a ajuda das enfermeiras, mas muitas mães estão cansadas do parto, então preferem receber com calma, na sua casa.

– Não vá se estiver doente – nas primeiras semanas de vida, o bebê é muito frágil, não tomou vacinas, não tem o sistema imunológico e não está totalmente formado. Portanto, se estiver com qualquer doença, ou até um leve resfriado, deixe para visitar mais para frente. Com certeza os pais do bebê ficarão felizes e não se ofenderão.

-Não fume e não use perfume – o olfato do bebê ainda é muito sensível e os cheiros fortes podem causar alergias.

– Lave as mãos ao entrar no ambiente em que o bebê está – nas maternidades, sempre existem banheiros para lavar as mãos e álcool gel em todos os ambientes, não esqueça de higienizar bem as mãos. Normalmente, em casa, os pais também deixam um frasco de álcool gel para limpeza.

– Não beije o rosto nem as mãos do bebê – o bebê recém-nascido é muito frágil e não pode entrar em contato com as sujeiras que são carregadas da rua para dentro de casa ou da maternidade. Por isso evite muito contato com ele nas primeiras semanas.

– Não tire do berço e nem pegue o bebê sem autorização dos pais. Esse momento é deles e muitas vezes não querem que as visitas peguem os recém-nascidos do colo. E em hipótese alguma, peça para acordar o bebê, o sono é muito importante nesse momento.

– Se você for uma pessoa íntima do casal, ofereça ajuda. E não palpites!! Uma ajuda é sempre bem vinda para fazer um café, preparar uma comidinha, ajudar na limpeza de alguma coisa. Palpites: os casais já recebem de monte e nem sempre são bem-vindos.

– Saia do ambiente se a mãe for amamentar o bebê – no início, a amamentação é bem difícil, muitas mães sentem dificuldade e por isso precisam se preparar e se concentrar nesse momento. Além disso, é um momento íntimo, de ligação forte entre mãe e bebê que não devem ser atrapalhados. Por isso, se a mãe for amamentar, é hora de finalizar a visita e deixar a família a sós.

no replies

Leave your comment